Quatro Carruagens

Olhei novamente e vi diante de mim quatro carruagens que vinham saindo do meio de duas montanhas de bronze. À primeira estavam atrelados cavalos vermelhos, à segunda, cavalos pretos, à terceira, cavalos brancos, e à quarta, cavalos malhados. Todos eram vigorosos. Perguntei ao anjo que falava comigo: Que representam estes cavalos atrelados, meu senhor?

O anjo me respondeu: “Estes são os quatro espíritos[a] dos céus, que acabam de sair da presença do Soberano de toda a terra. A carruagem puxada pelos cavalos pretos vai em direção à terra do norte, a que tem cavalos brancos vai em direção ao ocidente[b], e a que tem cavalos malhados vai para a terra do sul”.

Os vigorosos cavalos avançavam, impacientes por percorrer a terra. E o anjo lhes disse: “Percorram toda a terra!” E eles foram.

Então ele me chamou e disse: “Veja, os que foram para a terra do norte deram repouso ao meu Espírito[c] naquela terra”.

A Coroa de Josué

E o Senhor me ordenou: 10 “Tome prata e ouro dos exilados Heldai, Tobias e Jedaías, que chegaram da Babilônia. No mesmo dia vá à casa de Josias, filho de Sofonias. 11 Pegue a prata e o ouro, faça uma coroa, e coloque-a na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. 12 Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor. 13 Ele construirá o templo do Senhor, será revestido de majestade e se assentará em seu trono para governar. Ele será sacerdote no trono. E haverá harmonia entre os dois. 14 A coroa será para Heldai[d], Tobias, Jedaías e Hem[e], filho de Sofonias, como um memorial no templo do Senhor. 15 Gente de longe virá ajudar a construir o templo do Senhor. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. Isto só acontecerá se obedecerem fielmente à voz do Senhor, o seu Deus”.

Footnotes

  1. 6.5 Ou ventos
  2. 6.6 Hebraico: vai atrás deles.
  3. 6.8 Ou espírito
  4. 6.14 Conforme a Versão Siríaca. O Texto Massorético diz Helém.
  5. 6.14 Ou o bondoso

A oitava visão: os quatro carros

E outra vez levantei os meus olhos, e olhei, e vi quatro carros que saíram dentre dois montes, e estes montes eram montes de metal. No primeiro carro, eram os cavalos vermelhos, e, no segundo carro, cavalos pretos. E, no terceiro carro, cavalos brancos, e, no quarto carro, cavalos grisalhos e fortes. E respondi e disse ao anjo que falava comigo: Que é isto, Senhor meu? E o anjo respondeu e me disse: Estes são os quatro ventos do céu, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. O carro em que estão os cavalos pretos sai para a terra do Norte, e os brancos saem atrás deles, e os grisalhos saem para a terra do Sul. E os cavalos fortes saíam e procuravam ir por diante, para andarem pela terra. E ele disse: Ide, andai pela terra. E andavam pela terra. E me chamou e me falou, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do Norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do Norte.

As coroas na cabeça de Josué. O Renovo

E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 10 Recebe dos que foram levados cativos: de Heldai, de Tobias e de Jedaías (e vem naquele dia e entra na casa de Josias, filho de Sofonias), os quais vieram da Babilônia; 11 recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote. 12 E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e levará a glória, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos. 14 E estas coroas serão de Helém, e de Tobias, e de Jedaías, e de Hem, filho de Sofonias, como um memorial no templo do Senhor. 15 E aqueles que estão longe virão e edificarão no templo do Senhor, e vós sabereis que o Senhor dos Exércitos me tem enviado a vós; e isso acontecerá, se ouvirdes mui atentos a voz do Senhor, vosso Deus.

As quatro carruagens

Logo depois, levantei de novo os olhos e vi quatro carruagens que saíam do meio de duas montanhas de bronze. A primeira carruagem era puxada por cavalos vermelhos, a segunda carruagem era puxada por cavalos pretos, a terceira carruagem era puxada por cavalos brancos, e a quarta carruagem era puxada por cavalos com manchas: todos os cavalos eram fortes. Então perguntei ao anjo que falava comigo:

—Senhor, qual é o significado desses cavalos?

O anjo me respondeu:

—Esses são os quatro ventos[a] do céu que estão saindo do seu lugar junto ao Senhor de toda a terra. Os cavalos pretos vão em direção ao norte, os cavalos brancos vão em direção ao oeste e os cavalos com manchas vão em direção ao sul.

Esses cavalos fortes estavam impacientes para sair e percorrer toda a terra. O SENHOR, então, disse:

—Vão e percorram a terra!

E eles fizeram isso.

Logo depois, o SENHOR me chamou e disse:

—Olhe, os cavalos que foram ao norte conseguiram acalmar o meu espírito nesse lugar e já não estou mais irado.

Coroação do sacerdote Josué

A seguir recebi outra mensagem do SENHOR:

10 —Heldai, Tobias e Jedaías retornaram do seu cativeiro na Babilônia. Pegue o ouro e a prata que eles têm e vá imediatamente à casa de Josias, filho de Sofonias. 11-12 Faça ali uma coroa com o ouro e a prata que você pegou e coloque essa coroa na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque. Depois disso, você dará a Josué uma mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, a qual diz:

“Aqui tem um homem chamado ‘Renovo’;
    ele crescerá e construirá o templo do SENHOR.
13 Ele será quem construirá o templo do SENHOR
    e quem receberá honrarias dignas de um rei.
    Ele se sentará e governará no seu trono,
e um sacerdote se sentará também num trono ao seu lado.
    Juntos trabalharão em harmonia”.

14 —A coroa ficará no meu templo[b] para que as pessoas que a vejam se lembrem de Heldai, Tobias, Jedaías e também se lembrem do bem que foi feito por Josias, filho de Sofonias. 15 As pessoas que vivem em terras que ficam longe daqui virão e ajudarão a construir o templo do SENHOR. Então vocês saberão que foi o SENHOR Todo-Poderoso quem me enviou a vocês. Tudo isso acontecerá se obedecerem cuidadosamente ao SENHOR, seu Deus.

Footnotes

  1. 6.5 quatro ventos ou “quatro espíritos”. Os quatro ventos, com frequência, se referem aos ventos que sopram de todas as direções: norte, sul, leste e oeste.
  2. 6.14 meu templo Literalmente, “o templo do SENHOR”.