Add parallel Print Page Options

As tribos ao leste do rio Jordão

32 Os descendentes de Rúben e Gade tinham muito gado e ao ver a terra de Jazer e a terra de Gileade, perceberam que era um bom lugar para a criação do gado. Portanto foram e disseram a Moisés, a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da comunidade:

—A região ao redor de Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã[a], Nebo e Beom, que o SENHOR conquistou para o povo de Israel, é uma terra boa para a pecuária e o que nós, os seus servos, temos é exatamente gado. Se você tem uma boa opinião de nós, os seus servos, nos dê essa terra, e não nos faça atravessar o rio Jordão.

Moisés disse aos de Gade e Rúben:

—Pois então os seus irmãos devem ir para a batalha enquanto vocês ficam aqui? Por que tentam desanimar os israelitas para que não passem para a terra que o SENHOR deu a eles? Isso foi a mesma coisa que fizeram os seus pais quando os mandei desde Cades-Barneia para explorar a terra. Foram até o vale de Escol e exploraram a terra, mas eles desanimaram o povo de Israel para que não entrasse na terra que o SENHOR lhes deu. 10 Nesse dia o SENHOR irritou-se muito e jurou: 11 “Nenhum dos que vieram do Egito, de vinte anos de idade para cima, verá a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó, pois eles não me seguiram fielmente; 12 a não ser Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Eles, sim, seguiram o SENHOR fielmente”. 13 O SENHOR irritou-se com Israel e fez com que eles vagassem pelo deserto durante quarenta anos, até morrer toda aquela geração que fez com que o SENHOR se irritasse. 14 Agora até vocês, pecadores, tomaram o lugar dos seus pais para aumentar ainda mais a ira do SENHOR contra Israel. 15 Se vocês estão em contra dele, então ele os deixará ainda mais tempo no deserto e vocês causarão a destruição de todo este povo.

16 Os de Rúben e Gade se aproximaram a Moisés e disseram:

—Deixe-nos construir aqui currais para nosso gado e edificar cidades para as nossas famílias. 17 Depois tomaremos as armas para ir na frente dos israelitas até que os levemos ao seu lugar. Enquanto isso as nossas famílias morarão em cidades amuralhadas, a salvo das pessoas que habitam nesta terra. 18 Nós não voltaremos aos nossos lares até que todos os israelitas tomem possessão da sua herança. 19 Não pediremos que nos seja dado território junto com eles no outro lado do rio Jordão, nem mais além, porque já recebemos a nossa herança, ao leste do Jordão.

20 Moisés disse a eles:

—Nesse caso, se estão dispostos a cumprir a sua palavra, tomem as armas para ir para a batalha sob as ordens do SENHOR. 21 Que todos os seus combatentes atravessem o Jordão, sob as ordens do SENHOR, até que ele expulse a todos os seus inimigos. 22 Quando vocês tomarem possessão da terra diante do SENHOR, então poderão voltar aos seus lares porque o seu serviço para com o SENHOR e Israel terá terminado. Este território será a sua propriedade com a aprovação do SENHOR. 23 Se vocês não cumprirem com tudo isso, então estarão pecando contra o SENHOR e tenham a plena certeza que serão castigados pelo seu pecado. 24 Construam, pois, cidades para as suas famílias e currais para o seu gado, mas cumpram com tudo o que disseram.

25 Os de Gade e Rúben disseram a Moisés:

—Sim, senhor. Faremos assim como você manda. 26 Nossos filhos, mulheres, gado e todos nossos outros animais ficarão aqui, nas cidades de Gileade. 27 Nós, os seus servos, atravessaremos o Jordão, armados para a batalha, sob as ordens do SENHOR, assim como você disse.

28 Depois Moisés deu estas ordens ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num e aos chefes das tribos israelitas, a respeito dos de Gade e Rúben. 29 Moisés disse:

—Se os de Gade e Rúben atravessarem o Jordão com vocês e irem para a batalha sob as ordens do SENHOR, e conquistarem esse território, então deverão dar a eles a terra de Gileade, 30 mas se os combatentes deles não atravessarem com vocês para a batalha, então deverão dar a eles um território dentre vocês na terra de Canaã.

31 Os de Rúben e Gade responderam:

—Nós, os seus servos, faremos assim como o SENHOR ordenou. 32 Atravessaremos armados, sob as ordens do SENHOR, para a terra de Canaã, para a batalha, mas a nossa herança estará ao leste do Jordão.

33 Então Moisés entregou o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino do rei Ogue, de Basã, às tribos de Gade e Rúben; enquanto que à metade da tribo de Manassés, filho de José, deu a terra com as suas cidades e a região em volta delas. 34 Os homens de Gade reconstruíram as cidades de Dibom, Atarote, Aroer, 35 Atarote-Sofã, Jazar, Jogbeá, 36 Bete-Ninra e Bete-Harã. As fortificaram e construíram também currais para o seu gado. 37 Os de Rúben construíram as cidades de Hesbom, Eleale, Quiriataim, 38 Nebo, Baal-Meom (mudando alguns nomes) e Sibma. Eles colocaram nomes novos às cidades que reconstruíram.

39 Os descendentes de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade, a conquistaram e expulsaram a todos os amorreus que moravam ali. 40 Moisés deu Gileade aos de Maquir, filho de Manassés, e eles moraram ali. 41 Jair, filho de Manassés, conquistou os povoados dos amorreus e os chamou “povoados de Jair”. 42 Noba conquistou Quenate e os povos próximos, e deu seu nome a essa região, Noba.

Footnotes

  1. 32.3 Sebã ou “Sibma”.