Add parallel Print Page Options

Jesus é preso

(Mc 14.43-50; Lc 22.47-53; Jo 18.3-12)

47 Jesus mal tinha acabado de falar aquelas palavras, quando Judas, um dos doze discípulos, chegou. Havia muitos homens com ele e todos carregavam espadas ou cacetes. Eles tinham sido enviados pelos líderes dos sacerdotes e pelos líderes do povo. 48 O traidor tinha combinado com eles um sinal, dizendo: “Vocês podem prender o homem que eu beijar o rosto, pois é ele”. 49 E, sendo assim, Judas se aproximou de Jesus e lhe disse:

—Olá, Mestre!—e beijou o seu rosto. 50 Jesus, porém, respondeu:

—Faça de uma vez o que você veio fazer, amigo.

E nesse momento os soldados se aproximaram, pegaram Jesus e o prenderam.

51 Um dos homens que estava com Jesus sacou a sua espada, atacou um dos servos do sumo sacerdote e lhe cortou a orelha. 52 Jesus, então, lhe disse:

—Guarde a sua espada, pois todos os que usam a espada serão mortos pela espada. 53 Será que você não entende que eu poderia orar ao meu Pai e ele me mandaria, neste exato momento, mais de doze tropas de anjos? 54 Porém, se fizesse isto, como se cumpririam as passagens das Escrituras que dizem que isso deve acontecer?

55 E naquele momento Jesus disse aos homens que tinham ido prendê-lo:

—Por que vocês vieram me prender com espadas e cacetes, como se eu fosse um bandido? Por que é que vocês não me prenderam quando eu estava no templo? Eu não ia lá todos os dias e me sentava no meio de vocês? 56 Mas tudo isto está acontecendo desta forma para se cumprir o que os profetas disseram por meio das Escrituras.

Então todos os discípulos fugiram e o abandonaram.

Read full chapter