Add parallel Print Page Options

A lista dos reis derrotados

12 Esta é a lista dos reis da margem oriental do rio Jordão, cujas cidades foram destruídas pelos israelitas; uma área que ia desde o vale do rio Arnom até ao monte Hermon, incluindo as cidades do deserto oriental.

Um deles era o rei Siom dos amorreus, que vivia em Hesbom. O seu reino cobria o território que tinha por limite, dum lado Aroer, mesmo na extremidade do vale de Arnom, e a meio da depressão cavada pelo rio Arnom, e do outro lado o rio Jaboque até metade de Gileade, que servia de fronteira com os amonitas. Portanto, inclui desde a planície até ao mar da Galileia, do lado oriental, até ao mar da planície, o mar Salgado, estendendo-se em direção a Bete-Jesimote, a sul, até às encostas do monte Pisga.

Outro era o rei Ogue de Basã, o último dos refaítas, que vivia em Astarote e Edrei. Era ele quem governava aquele território que se estendia do monte Hermon a norte, até Salca no monte Basã, a oriente; a ocidente ia até aos limites dos reinos de Gesur e Maacá. O seu reino cobria também uma área a sul, que incluía a metade norte de Gileade, onde a fronteira tocava os limites do reino de Siom rei de Hesbom. Moisés e o povo de Israel tinham destruído esses povos e a terra tinha sido dada à tribo de Rúben, à tribo de Gad e à meia tribo de Manassés.

Foram ainda os seguintes reinos que Josué, comandando o exército de Israel, destruiu a ocidente do Jordão. (Essa terra que fica entre Baal-Gad no vale do Líbano e o monte Halaque, a ocidente do monte Seir, foi dada por Josué às outras tribos de Israel. Essa área incluía a zona das colinas, as planuras, o Arabá, as vertentes na montanha, o deserto da Judeia e o Negueve. Os povos que lá viviam eram os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.)

Eram os reis das seguintes cidades:

Jericó,

Ai perto de Betel,

10 Jerusalém,

Hebrom,

11 Jarmute,

Laquis,

12 Eglom,

Gezer,

13 Debir,

Geder,

14 Horma,

Arade,

15 Libna,

Adulão,

16 Maqueda,

Betel,

17 Tapua,

Hefer,

18 Afeque,

Lasarom,

19 Madom,

Hazor,

20 Simrom-Merom,

Acsafe,

21 Taanaque,

Megido,

22 Quedes,

Jocneão no Carmelo,

23 Dor em Nafate-Dor,

Goiim em Gilgal,

24 e Tirza.

Ao todo, trinta e um reis que foram aniquilados e as suas cidades destruídas.