Add parallel Print Page Options

Jonas aprende sobre a compaixão de Deus

Mas Jonas não gostou de Deus ter perdoado a cidade e ficou irritado. Orou ao SENHOR dizendo:

—SENHOR, não era isto mesmo que dizia quando ainda estava no meu país? Foi por isso que no princípio tentei fugir para Társis. Eu sabia que o Senhor é um Deus generoso, cheio de compaixão, que não se irrita com facilidade, cheio de amor e sempre disposto a perdoar. Agora, SENHOR, eu lhe peço que tire a minha vida pois é melhor morrer do que viver assim.

Então o SENHOR lhe perguntou:

—Acha certo ficar assim tão irritado?[a]

Jonas deixou a cidade e foi para um lugar que ficava ao leste. Ali fez um abrigo e sentou-se à sua sombra para ver o que iria acontecer com a cidade.

Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta[b] sobre Jonas para lhe dar sombra e assim se sentisse melhor. Jonas ficou muito contente com a planta. Mas no dia seguinte, ao amanhecer, Deus fez com que uma lagarta fosse atacar a planta e ela secou. E, quando o sol se levantou, Deus fez soprar um vento quente do leste e o calor do sol bateu diretamente sobre a cabeça de Jonas. Então ele sentiu-se muito fraco e de novo pediu a Deus que o deixasse morrer, ele disse assim:

—É melhor morrer do que viver assim.

Então Deus lhe perguntou:

—Acha certo ficar tão irritado por causa da planta ter secado?[c]

E Jonas respondeu:

—Sim, acho certo ficar irritado ao ponto de querer morrer!

10 Então o SENHOR lhe disse:

—Você sente compaixão por uma planta pela qual nada fez, não foi você que a fez crescer; cresceu numa só noite e na noite seguinte morreu. 11 E eu não devo sentir compaixão por Nínive? Uma cidade grande onde vivem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem a diferença entre o bem e o mal,[d] e onde também vivem muitos animais?

Footnotes

  1. 4.4 Acha certo (…) irritado ou “Tem alguma razão para ficar assim tão irritado?”
  2. 4.6 planta Não se conhece bem o tipo de planta que era.
  3. 4.9 Acha certo (…) secado ou “Faz bem em ficar tão irritado por causa da planta ter secado?”
  4. 4.11 não sabem (…) o mal Literalmente, “não sabem a diferença entre a sua mão esquerda e a sua mão direita”.