Add parallel Print Page Options

Permaneçam firmes na liberdade

Cristo nos libertou para que pudéssemos viver em liberdade. Permaneçam, pois, firmes e não se afastem, voltando para a escravidão da lei. Escutem! Eu, Paulo, lhes digo que, se vocês retornarem para a lei se deixando circuncidar, Cristo não terá nenhum valor para vocês. Mais uma vez aviso: Se vocês se deixam circuncidar, então terão que obedecer toda a lei, Vocês que estão procurando ser declarados justos através da lei estão desligados de Cristo; vocês se separaram da graça de Deus. Mas nós, pela fé, temos a esperança de sermos declarados justos. Por isso, aguardamos ansiosamente esta esperança com a ajuda do Espírito. Porque quando estamos em Cristo não importa se somos ou não somos circuncidados. O que realmente importa é a fé que age por meio do amor.

Vocês estavam indo tão bem! Por que, então, deixaram que alguém os impedisse de continuar a obedecer a verdade? O meio que ele usou para persuadir vocês não vem de Deus, que foi quem os chamou. Um pouco de fermento fermenta toda a massa![a] 10 Mas eu tenho confiança no Senhor de que vocês não acreditarão nessas ideias diferentes. Aquele que os perturba, porém, seja ele quem for, será castigado.

11 Irmãos, se eu ainda ensino que as pessoas têm que ser circuncidadas, então por que eu ainda sou perseguido? Se eu realmente ensinasse isso, então a mensagem a respeito da cruz, que é uma ofensa para muitos, não seria mais problema. 12 Eu gostaria que aqueles que estão perturbando vocês se castrassem[b] de uma vez!

13 Mas vocês, irmãos, foram chamados para viver em liberdade. Contudo, não deixem com que a liberdade de vocês se torne um pretexto para que façam o que agrada à natureza pecadora de vocês. Ao contrário, sirvam uns aos outros com amor. 14 Pois toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”(A). 15 Mas se continuarem se tratando como animais, ferindo e prejudicando uns aos outros, tenham cuidado para não se destruírem!

O Espírito e a natureza humana

16 Por isso eu digo: deixem com que o Espírito guie o comportamento de vocês. Assim não satisfarão os maus desejos da sua natureza pecadora. 17 Pois, o que a nossa natureza pecadora deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a nossa natureza pecadora. Estas duas coisas são opostas entre si. Por isso vocês não podem fazer tudo o que gostariam de fazer. 18 Mas, se é que vocês são guiados pelo Espírito, então não estão debaixo da lei. 19 As obras da natureza pecadora são bem conhecidas. Elas são: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, 20 idolatria, bruxarias, ódio, brigas, ciúmes, iras, egoísmo, rixas, divisões, 21 inveja, embriaguez, orgias e coisas iguais a estas. Eu já os avisei a respeito dessas coisas, e os aviso novamente: aquelas pessoas que praticam essas coisas não vão herdar o reino de Deus. 22 Mas o Espírito produz: amor, alegria, paz, paciência, ternura, bondade, fidelidade, 23 humildade e domínio próprio. Contra coisas como estas não há lei. 24 Aqueles que pertencem a Jesus Cristo pregaram a sua natureza pecadora na cruz, juntamente com as suas paixões e desejos. 25 Se é do Espírito que obtemos a nossa nova vida, então devemos seguir o Espírito. 26 Não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, e nem ter inveja uns dos outros.

Footnotes

  1. 5.9 Um pouco de fermento (…) massa Um provérbio dando a entender que uma pequena coisa (como um ensino falso bem pequeno) pode causar um grande problema ou que uma só pessoa pode causar uma má influência em todo um grupo.
  2. 5.12 se castrassem Paulo utiliza esta ideia porque é similar à ideia da circuncisão. Isto mostra o quanto Paulo estava aborrecido com os falsos mestres.