Add parallel Print Page Options

A generosidade tem recompensa

11 Lança o teu pão sobre as águas, porque passado algum tempo o recolherás[a]. Reparte o que tens com muita gente, porque nos tempos vindouros poderás vir a necessitar de muita ajuda.

Quando as nuvens são escuras e pesadas, vem chuva; caindo uma árvore, seja em que direção for, no sítio em que tombar, aí ficará.

Se estiveres à espera das condições ideais para realizar alguma coisa, nunca farás nada; quem está sempre a observar o vento, de que lado está ou não está, nunca chegará a semear o que quer que seja; quem anda sempre a olhar para as nuvens, a ver se chove, nunca segará.

Assim como não podes compreender os caminhos do vento ou o mistério de um pequeno feto formando-se no ventre de sua mãe, assim também não compreendes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Pela manhã lança a semente à terra e continua pela tarde, porque não sabes qual a semente que virá a crescer; se esta, se aquela, ou mesmo todas.

Lembra-te do teu Criador na tua mocidade

A luz é uma coisa maravilhosa! É tão boa a luz do Sol! Se uma pessoa viver muitos anos, que se alegre todos os dias da sua vida, mas que não se esqueça que a eternidade é muito longa! Tudo aqui em baixo é ilusão em relação a ela!

Alegra-te, jovem, com a tua juventude! Goza cada minuto dela! Faz tudo o que tiveres planeado, mas não te esqueças que terás de dar conta a Deus de cada coisa que fizeres. 10 Evita aquilo que pode provocar desgostos e sofrimento; lembra-te que a juventude, com toda uma vida por diante, passa como um vento.

Footnotes

  1. 11.1 Este provérbio será uma metáfora que realça a importância de aventurar-se num investimento (pois, os barcos naquele tempo eram um fator de perigo e risco), mesmo que implique riscos.

Façamos o que é bom no tempo oportuno

11 Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e, caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará. Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas. Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. Mas, se o homem viver muitos anos e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. 10 Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

Enfrentando o futuro sem temor

11 Para onde quer que vá, faça o bem,[a]
    porque depois de um tempo o bem que fez lhe será devolvido.

Invista o que tem em diferentes negócios,[b]
    porque não se sabe que tipo de calamidade pode acontecer nesta vida.

Há várias coisas das que se pode ter certeza:
    se as nuvens estão carregadas,
    com certeza vai chover.

Se uma árvore cair,
    seja para o sul, seja para o norte,
    ali ela ficará.

Esperar o clima perfeito nunca permitirá semear;
    e acreditar que choverá o tempo todo impedirá de fazer a colheita.

Assim como ninguém sabe como entra o espírito numa criatura que está no ventre da sua mãe, assim também ninguém consegue saber o que Deus, o criador de tudo, faz.

Semeie de manhã e volte a semear de tarde porque não tem jeito de saber qual das semeaduras sairá melhor, se uma ou outra, ou se ambas darão bom resultado.

Que bom é viver e ver a luz do sol! É necessário desfrutar cada dia enquanto estamos vivos, não importando quanto tempo irá durar nossa existência. Mas é necessário também considerar que algum dia vamos morrer e iremos permanecer assim mais tempo do que vivemos: quando estivermos mortos não poderemos fazer mais nada.

Que o jovem sirva a Deus

Jovens: usem a sua juventude, sejam felizes, sigam os impulsos do seu coração e desfrutem da vida. Mas sempre tenham em mente que Deus os julgará por tudo o que façam. 10 Não se deixem dominar pelo mau humor nem permitam que os desejos do seu corpo os façam pecar.[c] Os piores erros são cometidos quando um é jovem.

Footnotes

  1. 11.1 Para onde quer (…) bem ou “Jogue seu pão na água”.
  2. 11.2 Invista (…) diferentes negócios ou “Reparta a sete ou inclusive a oito”.
  3. 11.10 Não se deixem (…) pecar ou “Não se preocupem por nada e afastem-se dos problemas”.