Add parallel Print Page Options

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Moabe e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal. Por isso, porei fogo a Moabe, e ele consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, com som de buzina. E tirarei o juiz do meio dele e a todos os seus príncipes com ele matarei, diz o Senhor.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor e não guardaram os seus estatutos; antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos. Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado. Não obstante eu ter destruído o amorreu diante deles, a altura do qual era como a altura dos cedros, e cuja força era como a dos carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo. 10 Também vos fiz subir da terra do Egito e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu. 11 E dentre vossos filhos levantei profetas e dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isso assim, filhos de Israel? Diz o Senhor. 12 Mas vós aos nazireus destes vinho a beber e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.

13 Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de manolhos. 14 Assim que de nada valerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o valente livrará a sua vida. 15 E não ficará em pé o que leva o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco o que vai montado a cavalo livrará a sua alma. 16 E o mais animoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, disse o Senhor.

Castigo para os moabitas

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Moabe
    os tantos crimes que cometeram:
eles queimaram os ossos do rei de Edom
    até virar cinzas.
Por isso, porei fogo em Moabe,
    e as chamas destruirão todas as fortalezas de Queriote.[a]
Moabe será destruída em meio a gritos de guerra
    e sons de trombetas.
Destruirei o governante de Moabe
    e matarei a todos os seus oficiais junto com ele”.

Castigo para os judeus

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Judá
    os tantos crimes que cometeram:
eles se recusaram obedecer aos ensinamentos do SENHOR
    e não cumpriram os seus mandamentos,
    além de acreditar nos mesmos deuses falsos que seus antepassados acreditaram.
Por isso, porei fogo em Judá,
    e as chamas destruirão todas as fortalezas de Jerusalém”.

Castigo para os israelitas

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Israel
    os tantos crimes que cometeram:
eles venderam as pessoas honestas como escravos
    em troca de um pouco de dinheiro,
e venderam a pessoa pobre
    em troca de um par de sandálias,
eles afundaram a cabeça dos oprimidos no barro
    e pisaram nos fracos;
o pai e o filho têm relações sexuais com a mesma mulher,
    eles têm desrespeitado o meu santo nome;
eles emprestam dinheiro aos pobres,
    mas lhes exigem até a roupa como garantia;
eles se sentam na frente de qualquer altar
    com a roupa que tiram dos pobres;
obrigam as pessoas a pagar multas injustas
    e, com esse dinheiro, compram vinho para beber no templo do seu deus.

“Você se esqueceu que fui eu quem
    destruiu os amorreus[b] que moravam antes de você chegar?
Eles eram tão altos como os cedros
    e tão fortes como os carvalhos.
Destruí os seus frutos que estavam lá em cima
    e as suas raízes que estavam lá embaixo.
10 Eu mesmo tirei vocês do Egito
    e os guiei durante quarenta anos pelo deserto.
    Ajudei vocês a se apropriarem das terras dos amorreus.
11 Por acaso, israelitas, não escolhi do meio de vocês
    alguns para que fossem profetas
    e outros para que fossem nazireus?

12 “Mas vocês obrigaram os nazireus a tomarem vinho
    e proibiram aos profetas que profetizassem.
13 Por isso, farei com que fiquem atolados
    como uma carroça cheia de grãos.
14 Nem sequer o corredor mais rápido poderá fugir.
    Os fortes não terão suficiente força,
    e os soldados não poderão se salvar.
15 Os homens que sabem usar tanto o arco
    como a flecha não resistirão.
Os corredores mais rápidos não conseguirão escapar,
    e os que montam a cavalo tampouco se salvarão.
16 Nesse momento até os soldados mais valentes
    sairão fugindo nus.
    Eu, o SENHOR, afirmo isso”.

Footnotes

  1. 2.2 Queriote Uma cidade em Moabe. Pode ter sido a capital de Moabe, Ar.
  2. 2.9 amorreus Refere-se a uma das nações que morava em Canaã antes da chegada dos israelitas. Foram eles que aterrorrizaram os israelitas quando Moisés os estava levando em direção ao deserto. Ver Nm 13.33.

Moabe

O Senhor Deus diz:

— O povo de Moabe tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Profanaram o corpo do rei de Edom, queimando-o até virar cinza. Por isso, eu vou pôr fogo no país de Moabe, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Queriote. Haverá batalhas violentas, gritos de soldados e som de cornetas, e o povo morrerá. Acabarei com o rei e com as autoridades de Moabe. Eu, o Senhor, falei.

Judá

O Senhor Deus diz:

— O povo de Judá tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles rejeitaram a minha lei e desobedeceram aos meus mandamentos. Adoraram os mesmos deuses falsos que os seus antepassados adoraram. Por isso, eu vou pôr fogo na terra de Judá, e esse mesmo fogo destruirá as fortalezas de Jerusalém.

Deus condena Israel

O Senhor Deus diz:

— O povo de Israel tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Vendem como escravos pessoas honestas que não podem pagar as suas dívidas e até aquelas que são tão pobres, que não podem pagar a dívida que fizeram para comprar um par de sandálias. Perseguem e humilham os pobres e fazem injustiças contra as pessoas simples. Pais e filhos têm relações com prostitutas nos templos pagãos e assim envergonham o meu santo nome. Perto de qualquer altar pagão, eles se assentam sobre roupas que receberam como garantia de pagamento de dívidas e comem dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. Para comprar o vinho que bebem no templo do deus deles, usam o dinheiro que receberam de multas injustas.

— Será que vocês já esqueceram o que fiz com os amorreus? Eu destruí aqueles homens que eram altos como os cedros e fortes como os carvalhos. Acabei completamente com eles. 10 Fui eu que tirei vocês do Egito, que os guiei quarenta anos pelo deserto e que lhes dei a terra dos amorreus. 11 Escolhi alguns dos seus filhos para serem profetas e outros para serem nazireus. Não foi isso mesmo o que eu fiz? 12 Mas vocês dão vinho aos nazireus e proíbem os profetas de anunciar a minha mensagem. 13 Pois bem! Eu vou amontoar castigos em cima de vocês, e vocês vão ranger os dentes, como range uma carroça carregada de trigo. 14 Os que correm depressa não poderão escapar, os fortes perderão toda a força, e os corajosos não salvarão a vida. 15 Os homens armados de arcos e flechas não vencerão, e não escaparão com vida nem os que fugirem a pé, nem os que fugirem montados a cavalo. 16 Naquele dia, até os soldados mais valentes jogarão fora as suas armas e fugirão. Eu, o Senhor, estou falando.