Add parallel Print Page Options

Jotão, rei de Judá

27 Jotão tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque. Jotão fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez o seu pai Uzias, com a exceção de que não entrou no templo do SENHOR. Mesmo assim, o povo continuou com suas práticas perversas. Jotão construiu a porta superior do templo do SENHOR. Também fez muitas obras na muralha de Ofel. Construiu cidades na região montanhosa de Judá e fortalezas e torres nas florestas. Jotão esteve em guerra contra o rei dos amonitas e o derrotou. Durante três anos lhe pagaram um tributo de 3.300 quilos[a] de prata, 1.000 toneladas[b] de trigo e 1.000 toneladas de cevada.

Jotão se tornou poderoso porque tomou a decisão de seguir ao SENHOR, seu Deus. Todas as outras coisas que Jotão fez, todas suas batalhas e sua maneira de viver, estão escritas em O livro dos reis de Israel e de Judá. Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. Jotão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi. O seu filho Acaz reinou no seu lugar.

Footnotes

  1. 27.5 3.300 quilos Literalmente, “100 talentos”. Ver tabela de pesos e medidas.
  2. 27.5 1.000 toneladas Literalmente, “10.000 coros”. O coro era uma medida de capacidade. Ver tabela de pesos e medidas.