Add parallel Print Page Options

As vitórias de Davi

Depois de um tempo, Davi enfrentou os filisteus e os derrotou. Tirou Metegue-Amá[a] do poder dos filisteus. Davi também derrotou os moabitas. Ele os obrigou a se deitarem no chão e os mediu com uma corda: os que ficavam dentro das primeiras duas medidas da corda eram mortos, mas os que ficavam dentro da terceira medida eram deixados com vida. Dessa maneira, os moabitas se tornaram servos de Davi e começaram a lhe pagar tributo.

Davi foi para uma região próxima do rio Eufrates para erguer um monumento em sua honra.[b] Também Davi venceu ali o rei de Zobá, Hadadezer, filho de Reobe. Davi conquistou 1.000 carros de combate, 7.000 cavaleiros[c] e 20.000 soldados da infantaria de Hadadezer. Levou cem cavalos dos carros de combate e cortou os tendões das patas de todos os outros.

Os sírios de Damasco vieram ajudar Hadadezer, rei de Zobá, mas Davi os derrotou, matando 22.000 sírios. Depois Davi colocou tropas em Damasco e os sírios passaram a ser servos de Davi e começaram a lhe pagar tributo. O SENHOR dava vitória a Davi onde quer que ele fosse.

Davi pegou todos os escudos[d] de ouro que levavam os oficiais de Hadadezer e os levou para Jerusalém. Também apanhou muitos objetos de bronze de Tebá[e] e Beerote, cidades do reino de Hadadezer.

Quando Toú, rei de Hamate, ouviu dizer que Davi tinha derrotado o exército de Hadadezer, 10 ele enviou o seu filho Jorão ao rei Davi para cumprimentá-lo pela vitória sobre Hadadezer, pois Toú também tinha lutado antes contra Hadadezer. Jorão lhe trouxe objetos de prata, ouro e bronze. 11 O rei Davi tomou todos esses objetos e os dedicou ao SENHOR e os colocou junto com os outros objetos que tinha tirado das nações e consagrado a Deus. 12 Davi derrotou os edomitas[f], os moabitas, os amonitas, os filisteus e os amalequitas. Ele derrotou também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. 13 Davi tornou-se ainda mais famoso quando regressou para casa depois de derrotar 18.000 edomitas no vale do Sal. 14 Davi estabeleceu tropas por toda a terra de Edom. Todos os edomitas passaram a ser servos de Davi e o SENHOR lhe dava a vitória em todos os lugares por onde ele ia.

Os oficiais de Davi

15 Davi governou sobre todo Israel com justiça e retidão. 16 Joabe, filho de Zeruia, era o chefe do exército. Josafá, filho de Ailude, era o arquivista. 17 Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes. Seraías era o secretário. 18 Benaia, filho de Joiada, estava encarregado dos mercenários cretenses e filisteus,[g] e os filhos de Davi eram sacerdotes[h].

Footnotes

  1. 8.1 Metegue-Amá Termo difícil de traduzir. Talvez seja o nome da região em volta de Gate. A LXX tem: “Davi tirou as fronteiras das mãos dos filisteus”. Ver 1Cr 18.1.
  2. 8.3 para erguer (…) sua honra ou “para controlar uma região próxima do rio Eufrates”. Literalmente, “para estabelecer a sua marca”. Os reis costumavam colocar marcas de pedras para indicar o lugar onde tinham vencido batalhas importantes.
  3. 8.4 Davi (…) 7.000 cavaleiros De acordo com a LXX e Qumran. O TM tem: “1.700 cavaleiros”.
  4. 8.7 escudos ou “caixas para guardar os arcos”.
  5. 8.8 Tebá Segundo a LXX. O TM tem: “Beta”. Ver 1Cr 18.8.
  6. 8.12 edomitas De acordo com a LXX, a versão siríaca e alguns manuscritos hebraicos. O TM tem: “arameus”. O mesmo acontece com “arameus” no v13.
  7. 8.18 cretenses e filisteus ou “queretitas e peletitas”. Eles eram a guarda pessoal de Davi. Uma tradução antiga em aramaico tem: “arqueiros e lançadores de pedras”, indicando que esses homens eram treinados especificamente no uso do arco e da funda.
  8. 8.18 sacerdotes ou “chefes dos sacerdotes”. Ver 1Cr 18.17.