Add parallel Print Page Options

Manassés, rei de Judá

21 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar e governou por cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Hefzibá. Ele fez o que não agradava ao SENHOR. Cometeu os pecados terríveis que cometiam as nações que o SENHOR expulsou do país quando os israelitas entraram. Manassés construiu de novo os santuários sobre as montanhas que seu pai Ezequias tinha destruído. Também construiu altares de adoração para Baal e fez um poste de Aserá, assim como tinha feito Acabe, rei de Israel. Manassés adorou e serviu as estrelas do céu, construiu altares em honra a deuses falsos no templo do SENHOR, sobre o qual o SENHOR tinha dito: “Eu porei meu nome em Jerusalém”.

Manassés construiu altares para as estrelas do céu no pátio do templo do SENHOR, queimou o seu próprio filho em sacrifício. Praticou a magia e a adivinhação. Ele também consultou médiuns e feiticeiros. Manassés fez tantas coisas que desagradavam ao SENHOR, que causou a sua ira.

Manassés fez uma estátua de Aserá, e a colocou no templo. O SENHOR tinha dito a Davi e ao seu filho Salomão acerca do templo:

—Escolhi Jerusalém em todo Israel. Porei meu nome em Jerusalém para sempre. Eu não farei com que os israelitas saiam da terra que dei aos seus antepassados, mas deixarei que fiquem se obedecerem a tudo o que ordenei e aos ensinamentos do meu servo Moisés.

Mas eles não ouviram a Deus, e Manassés os levou a fazer piores maldades do que as outras nações que moravam antes de Israel na terra de Canaã, e que o SENHOR destruiu quando vieram os israelitas para tomar posse da terra.

10 O SENHOR usou os seus servos os profetas para enviar esta mensagem:

11 —Manassés, rei de Judá, fez tantas perversidades, maiores que as dos amorreus que viveram aqui antes. Ele fez pecar o povo de Judá com os seus ídolos. 12 Portanto, eu, o SENHOR de Israel, prometo que trarei tantas dificuldades a Jerusalém e a Judá que todo aquele que ficar sabendo se impresionará. 13 Medirei a Jerusalém com a mesma medida que medi a Samaria e usarei o mesmo prumo que usei para julgar à família de Acabe. Limparei Jerusalém como se lava e esfrega um prato e o vira cabeça para baixo. 14 Deixarei abandonado o resto do meu povo e os entregarei ao poder dos seus inimigos, que os saquearão e os despojarão. 15 Eles fizeram o que eu considero mau e provocaram a minha ira desde o dia que saíram do Egito até hoje. 16 Também Manassés assassinou muitas pessoas inocentes em Jerusalém e fez muitas coisas que não agradaram a mim, o SENHOR.

17 Todas as outras coisas que Manassés fez e os pecados que cometeu estão escritos em As Crônicas dos Reis de Judá. 18 Manassés morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados no palácio, no jardim de Uzá. Seu filho Amom reinou no seu lugar.

Amom, rei de Judá

19 Amom tinha vinte e dois anos quando começou a reinar e governou durante dois anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz, de Jotbá. 20 Como o seu pai Manassés, Amom fez as mesmas maldades perante o SENHOR; 21 seguiu seu mal exemplo e adorou e serviu aos mesmos ídolos que seu pai tinha adorado. 22 Amom abandonou ao SENHOR, Deus dos seus antepassados, e não viveu como agradava ao SENHOR.

23 Os oficiais de Amom conspiraram contra ele e o mataram dentro da sua própria casa, 24 mas as pessoas do povo mataram aos oficiais que participaram na conspiração contra o rei Amom e em seu lugar colocaram como rei a Josias, filho de Amom.

25 Todas as outras coisas que Amom fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Judá. 26 Amom foi sepultado no jardim de Uzá. Seu filho Josias reinou no seu lugar.