Add parallel Print Page Options

Os dons espirituais são para ajudar a igreja a crescer na fé

14 Procurem ter amor e façam todo o possível para ter os dons do Espírito, especialmente o dom de profetizar. Pois aquele que fala em outra língua fala a Deus, e não para as pessoas, porque ninguém o entende. Ele fala coisas secretas por meio do Espírito. Mas quem profetiza fala para as pessoas, para dar força, coragem e conforto a elas. Quem fala em outra língua só fortalece a si mesmo. Mas quem profetiza fortalece a igreja toda. Gostaria que todos vocês tivessem o dom de falar em outras línguas. Mas gostaria mais que vocês tivessem o dom de profetizar. Quem profetiza é mais importante do que aquele que fala em outras línguas, a não ser que haja alguém que possa interpretar o que ele diz. Nesse caso a igreja será fortalecida.

Irmãos, vai ajudar a vocês se eu for visitá-los falando em outras línguas? Não. Só ajudarei se levar para vocês alguma revelação, algum conhecimento, alguma profecia, ou algum ensino. O mesmo acontece com objetos que produzem som, como a flauta ou a harpa. Se não houver distinção nos sons que fazem, como alguém poderá saber o que está sendo tocado? E, se a trombeta não produzir o som certo, como os soldados saberão que devem se preparar para a batalha? Acontece o mesmo também com vocês. As palavras que falam têm que ser claras. Se vocês não falarem com clareza ninguém entenderá o que estão dizendo, pois estarão falando para o ar. 10 Sem dúvida, há muitos tipos de idiomas no mundo, mas todos têm significado. 11 Portanto, se eu não entender a língua em que alguém está falando comigo, serei como um estrangeiro para ele e ele, para mim. 12 O mesmo se aplica a vocês: Desde que desejam os dons espirituais, procurem progredir neles, para o fortalecimento da igreja.

13 Portanto, quem fala em outra língua deve orar para que também possa interpretá-la. 14 Pois, se eu orar em outra língua, meu espírito de fato ora, mas a minha mente não ganha nada. 15 Que devo fazer, então? Vou orar com o espírito, mas também orarei com a mente; vou cantar com o espírito, mas também cantarei com a mente. 16 E se você louvar a Deus apenas com o espírito, como pode uma pessoa que esteja ali somente escutando dizer “amém” à sua oração de agradecimento? Ela não entende o que você está dizendo. 17 Vocês podem muito bem estar agradecendo a Deus, mas a outra pessoa não é fortalecida.

18 Agradeço a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vocês. 19 Porém nas reuniões da igreja prefiro falar cinco palavras que eu entenda, para ensinar também os outros, a falar dez mil palavras em outra língua. 20 Irmãos, não pensem como crianças. Na maldade, sim, sejam crianças, mas no modo de pensar sejam adultos. 21 Como dizem as Escrituras[a]:

“Falarei a este povo usando homens que falam outras línguas
    e usando lábios de estrangeiros,
e nem assim este povo me obedecerá—diz o Senhor”.(A)

22 Portanto, o dom de falar em outras línguas serve de sinal aos que não acreditam em Cristo, e não aos que acreditam. Mas a profecia é para aqueles que acreditam em Cristo, e não para aqueles que não acreditam. 23 Imaginem toda a igreja reunida e todos falando em outras línguas. Se chegarem algumas pessoas que não tenham entendimento ou que não acreditem em Cristo, será que não vão dizer que vocês estão loucos? 24 Porém, se todos profetizarem, e entrar alguém que não tem entendimento ou que não acredite em Cristo, o seu pecado lhe será revelado. Ele será julgado por tudo aquilo que ouvir, 25 as coisas secretas do seu coração serão reveladas e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus. Ele dirá: “Deus realmente está com vocês”.[b]

As suas reuniões são para fortalecer a igreja

26 Então, irmãos, o que devemos fazer? Quando vocês se reunirem, um tem um hino, outro tem alguma coisa para ensinar, outro traz uma revelação de Deus, outro fala em uma outra língua e, ainda, outro interpreta essa língua. Devemos fazer tudo para fortalecer a igreja. 27 Quando se fala em outra língua, apenas duas ou quando muito três pessoas devem falar, e que falem uma de cada vez. Deve haver também uma outra pessoa que interprete o que está sendo falado. 28 Mas se não houver quem possa interpretar, é melhor que não se fale em outras línguas na reunião da igreja. Que cada um fale para si mesmo e para Deus.

29 Tratando-se de profetas, somente dois ou três devem falar. Os outros devem julgar o que eles dizem. 30 Se uma pessoa que está sentada recebe uma mensagem de Deus, aquele que está falando deve parar. 31 Vocês todos podem profetizar, mas um de cada vez. Deste modo todos podem aprender e ser encorajados. 32 Os espíritos dos profetas estão sob o controle dos próprios profetas. 33 Porque Deus não traz confusão, mas sim, paz.

Como em todas as igrejas do povo de Deus, 34 as mulheres aí devem ficar caladas nas reuniões da igreja. Não lhes é permitido interromper a reunião para falar, mas devem ser submissas, assim como a lei de Moisés ensina. 35 Se houver alguma coisa que elas queiram saber, devem perguntar aos seus maridos em casa. Pois para a mulher é vergonhoso falar interrompendo a reunião da igreja. 36 Por acaso a palavra de Deus se originou no meio de vocês? Será que vocês são os únicos que a receberam?

37 Se alguém se considera profeta ou tem um dom espiritual, deve reconhecer que o que estou escrevendo para vocês é um mandamento do Senhor. 38 E se alguém não reconhecer isto, também não será reconhecido.

39 Por isso, meus irmãos, vocês devem se esforçar para ter o dom de profetizar, mas não proíbam que se fale em outras línguas. 40 Que tudo seja feito de uma maneira decente e ordenada.

Footnotes

  1. 14.21 Escrituras Literalmente, “a lei”, expressão usada algumas vezes para se referir ao Antigo Testamento.
  2. 14.25 Ver Is 45.14 e Zc 8.23.