Add parallel Print Page Options

O povo de Quiriate-Jearim foi e levou a arca do SENHOR até a casa de Abinadade, que ficava na colina. Fizeram uma cerimônia a fim de preparar seu filho Eleazar para cuidá-la. A arca permaneceu em Quiriate-Jearim durante muito tempo.

Deus salva os israelitas

Passaram vinte anos e o povo de Israel começou a chorar, pedindo ajuda ao SENHOR novamente. Samuel disse a eles:

—Se em realidade querem voltar para o SENHOR de todo o coração, então livrem-se dos seus deuses estrangeiros e dos ídolos de Astarote. Dediquem-se completamente ao SENHOR. Só a ele devem servir! Então ele os salvará dos filisteus.

Então os israelitas se livraram das suas estátuas de Baal e Astarote e serviram somente ao SENHOR. Samuel disse:

—Reúnam todo o povo de Israel em Mispá para que eu ore por vocês.

O povo se reuniu em Mispá, conseguiram água e a derramaram perante o SENHOR. Deste modo começaram um período de jejum. Não comeram nenhuma comida nesse dia e confessaram seus pecados, dizendo:

—Pecamos contra o SENHOR.

E Samuel serviu como líder de Israel em Mispá.

Os filisteus ouviram que os israelitas estavam se reunindo em Mispá e os governantes dos filisteus foram lutar contra eles. Ao ouvirem que os filisteus vinham, os israelitas se atemorizaram e disseram a Samuel:

—Não deixe de pedir ao SENHOR por nós! Peça que nos salve dos filisteus!

Então Samuel pegou um cordeiro e o ofereceu como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. Depois suplicou ao SENHOR em favor de Israel e o SENHOR respondeu a sua oração.

10 Enquanto Samuel estava oferecendo o sacrifício que deveria queimar completamente, os filisteus atacaram Israel, mas o SENHOR enviou fortes trovões contra os filisteus, confundindo a todos e causando grande temor entre eles. Então os israelitas derrotaram os filisteus. 11 Os homens de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho. 12 Depois disso Samuel pegou uma pedra, a pôs entre Mispá e Sem[a], e lhe deu o nome de “A pedra da ajuda”[b] porque disse:

—O SENHOR nos ajudou até agora.

13 Os filisteus foram derrotados e não invadiram mais o território de Israel. O SENHOR esteve contra os filisteus durante toda a vida de Samuel. 14 Os israelitas recuperaram as cidades que os filisteus tinham tirado deles, desde Ecrom até Gate. Também houve paz entre Israel e os amorreus.

15 Samuel liderou o povo de Israel toda a sua vida 16 e ia de um lugar a outro para julgar o povo. Cada ano viajava a Betel, Gilgal e Mispá e por todo o país atuava como juiz e governador do povo em todas estas regiões. 17 Mas a sua casa estava em Ramá, para onde sempre regressava e de onde julgava o povo. Ali construiu um altar ao SENHOR.

Footnotes

  1. 7.12 Sem A LXX e a versão siríaca têm: “Jesaná”. Era uma aldeia localizada a uns 26 km ao norte de Jerusalém. Ela ficava em um território mais elevado do que Jerusalém. Ver 2Cr 13.19.
  2. 7.12 A pedra da ajuda Literalmente, “Ebenézer”.