Add parallel Print Page Options

Davi livra Queila

23 E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila. Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus. Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão. Então, Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila. E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão.

E foi anunciado a Saul que Davi era vindo a Queila. E disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos. Então, Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens. Sabendo, pois, Davi que Saul maquinava esse mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode. 10 E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo decerto tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. 11 Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá. 12 Disse mais Davi: Entregar-me-iam os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregariam. 13 Então, se levantou Davi com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila e foram-se aonde puderam; e, sendo anunciado a Saul que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele.

Saul persegue Davi no deserto de Zife

14 E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.

15 Vendo, pois, Davi que Saul saíra à busca da sua vida, Davi esteve no deserto de Zife, num bosque. 16 Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi ao bosque, e fortaleceu a sua mão em Deus, 17 e disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe. 18 E ambos fizeram aliança perante o Senhor. Davi ficou no bosque, e Jônatas voltou para a sua casa.

19 Então, subiram os zifeus a Saul, a Gibeá, dizendo: Não se escondeu Davi entre nós nos lugares fortes do bosque, no outeiro de Haquila, que está à mão direita de Jesimom? 20 Agora, pois, ó rei, apressadamente desce conforme todo o desejo da tua alma; por nós fica entregarmo-lo nas mãos do rei. 21 Então, disse Saul: Benditos sejais vós do Senhor, porque vos compadecestes de mim. 22 Ide, pois, e diligenciai ainda mais, e sabei, e notai o lugar que frequenta e quem o tenha visto ali; porque me foi dito que é astutíssimo. 23 Pelo que atentai bem e informai-vos acerca de todos os esconderijos em que ele se esconde; e, então, voltai para mim com toda a certeza, e ir-me-ei convosco; e há de ser que, se estiver naquela terra, o buscarei entre todos os milhares de Judá.

24 Então, se levantaram eles e se foram a Zife, adiante de Saul; Davi, porém, e os seus homens estavam no deserto de Maom, na planície, à direita de Jesimom. 25 E Saul e os seus homens se foram em busca dele, o que anunciaram a Davi, que desceu para aquela penha e ficou no deserto de Maom; o que ouvindo Saul, seguiu a Davi para o deserto de Maom. 26 E Saul ia desta banda do monte, e Davi e os seus homens, da outra banda do monte; e sucedeu que Davi se apressou a escapar de Saul; Saul, porém, e os seus homens cercaram Davi e os seus homens, para lançar mão deles. 27 Então, veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus, com ímpeto, entraram na terra. 28 Pelo que Saul voltou de perseguir a Davi e foi-se ao encontro dos filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Sela-Hamalecote. 29 E subiu Davi dali e ficou nos lugares fortes de En-Gedi.

Davi em Queila

23 O povo disse a Davi:

—Olhe, os filisteus estão atacando a cidade de Queila e saqueando os celeiros.

Davi consultou o SENHOR:

—Devo ir lutar contra os filisteus?

O SENHOR lhe respondeu:

—Sim, vá e lute contra eles e liberte Queila.

Mas os homens de Davi disseram:

—Olhe, se estando aqui em Judá temos medo, imagine como estaremos se formos para onde está o exército filisteu.

Davi consultou novamente o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu:

—Vá a Queila que eu ajudarei você a derrotar os filisteus.

Davi e seus homens foram a Queila, lutaram contra os filisteus e se apoderaram do gado. Assim Davi libertou o povo de Queila. Quando Abiatar, filho de Aimeleque, escapou e foi para onde estava Davi, tinha levado o éfode com ele.

O povo disse a Saul que Davi estava em Queila, e Saul disse:

—Deus entregou Davi para mim! Ele está sem saída, numa cidade com portas e fechaduras.

Saul convocou todo seu exército para a batalha, para descer até Queila e atacar Davi e seus homens.

Davi ficou sabendo dos planos de Saul e disse a Abiatar:

—Traga o éfode.

10 Davi orou:

—SENHOR, Deus de Israel, estou sabendo dos planos de Saul de vir e destruir Queila por minha causa. 11 Virá realmente? O povo de Queila me entregará a Saul? Diga-me, SENHOR, Deus de Israel, eu sou seu servo.

O SENHOR respondeu:

—Saul virá.

12 Davi perguntou novamente:

—O povo de Queila entregará a mim e o meu povo?

O SENHOR respondeu:

—Sim, o entregarão.

13 Portanto, Davi e seus homens saíram de Queila. Uns seiscentos homens iam com Davi de um lado para o outro. Saul, ao saber que Davi tinha fugido de Queila, não foi à cidade.

Saul persegue a Davi

14 Davi parou num forte que estava nos montes do deserto de Zife. Dia após dia, Saul procurava Davi, mas o SENHOR[a] não permitia encontrá-lo.

15 Davi se encontrava em Horesa no deserto de Zife. Tinha medo porque Saul vinha matá-lo. 16 Mas Jônatas, o filho de Saul, foi a Horesa para ver Davi e o encorajou a ter mais confiança no SENHOR. 17 Jônatas disse a Davi:

—Não tenha medo, meu pai não lhe fará nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu serei seu segundo. Até meu pai sabe disso.

18 Jônatas e Davi fizeram uma aliança perante o SENHOR. Depois Jônatas regressou para sua casa e Davi parou em Horesa.

19 O povo de Zife foi ver Saul em Gibeá para lhe dizer:

—Davi está escondido em nosso território, no forte que está em Horesa, na colina de Haquilá, ao sul de Jesimom. 20 Nosso dever é entregar Davi ao senhor. Vá e prenda-o quando quiser.

21 Saul respondeu:

—Que o SENHOR os abençoe por me avisar. 22 Vão e investiguem mais sobre o paradeiro de Davi, onde se esconde e quem tem ido vê-lo ali. Fui avisado de que Davi é muito astuto e está preparando uma armadilha para mim. 23 Procurem em todos os seus esconderijos e voltem para me informar de tudo. Então eu irei com vocês e se Davi estiver no seu território, eu o encontrarei, mesmo que tenha que procurá-lo no meio de todas as famílias de Judá.

24 O povo voltou a Zife, e Saul foi depois. Enquanto isso, Davi e seus homens estavam no deserto de Maom, ao sul de Jesimom. 25 O povo avisou a Davi que Saul o estava procurando. Então Davi foi para “A Pedra”, no deserto de Maom. Saul, ao saber que Davi tinha fugido para aquele lugar, se dirigiu para lá.

26 Saul se encontrava em um lado da montanha e Davi e seus homens no outro lado. Saul e o seu exército estavam rodeando a montanha para capturar Davi e seus homens, 27 quando um mensageiro de Saul chegou e disse:

—Apresse-se, Sua Majestade, que os filisteus nos atacam!

28 Então Saul deixou de perseguir Davi e foi lutar contra os filisteus.

Por isso esse lugar se conhece como “A Pedra Escorregadia”[b]. 29 Davi saiu do deserto de Maom para a fortaleza perto de En-Gedi.

Footnotes

  1. 23.14 o SENHOR De acordo com a LXX e Qumran. O TM tem: “Deus”. Também no v16.
  2. 23.28 A Pedra Escorregadia ou “Selá-Hamalecote”.