Add parallel Print Page Options

Os preparativos para a construção do templo

28 Davi se reuniu em Jerusalém com todas as autoridades de Israel: os chefes das tribos, os comandantes das divisões que serviam ao rei, os chefes de 1.000 e 100 soldados, os administradores das propriedades e do gado que pertenciam ao rei e aos seus filhos, os ministros de palácio, os militares e as pessoas importantes do povo.

O rei Davi se pôs de pé e disse:

—Escutem, todos vocês, irmãos e povo meu! Eu tinha a intenção e o desejo de construir uma casa para a arca da aliança do SENHOR: um lugar que fosse como o trono de Deus. Eu fiz todos os preparativos para sua construção, mas Deus me disse: “Você não pode construir uma casa para louvar meu nome porque tem participado de muitas guerras e tem matado muita gente”. Mesmo assim o SENHOR, Deus de Israel, me escolheu dentre minha família para ser rei de Israel para sempre. Ele escolheu a tribo de Judá como a tribo governante; dessa tribo escolheu a minha família; e dentre os meus irmãos escolheu a mim, para ser rei de Israel. O SENHOR me deu muitos filhos, mas dentre todos eles Salomão foi o escolhido para ocupar o trono do SENHOR no reino de Israel. Deus me disse: “Seu filho Salomão é quem vai construir meu templo e os meus pátios. Eu o escolhi para que seja como meu filho e eu serei como seu pai. Sempre protegerei o reino de Salomão, se ele continuar cumprindo meus mandamentos como tem feito até agora”.

—Aqui diante de todo Israel, que é o povo do SENHOR, e diante de Deus, que nos escuta, peço a todos que cumpram os mandamentos do SENHOR, seu Deus, para que conservem esta boa terra e seus filhos possam herdá-la por todas as gerações que estão por vir.

—Salomão, meu filho, peço a você que reconheça a autoridade do Deus do seu pai. Lhe peço que sempre o sirva com um coração puro e um espírito espontâneo, porque o SENHOR sempre olha o coração e conhece todos os pensamentos dos homens. Se você o buscar, ele deixará que o encontre. Mas se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. 10 Salomão, filho, veja que o SENHOR o escolheu para construir uma casa para seu santuário, seja forte, e mãos à obra!

11 Em seguida, Davi entregou a Salomão os planos da construção. Esses planos mostravam o corredor da frente, o templo principal, os depósitos, as salas de cima, as salas internas e a sala para a cobertura da arca. 12 Davi falou também a Salomão o que tinha em mente para os pátios do templo do SENHOR, para os quartos ao redor, para os tesouros do templo de Deus e para os depósitos das ofertas sagradas. 13 Davi também explicou a Salomão tudo o era necessário sobre os turnos dos sacerdotes e levitas, o trabalho que eles fariam no templo e os utensílios que seriam usados no templo. 14 Davi mostrou a Salomão como medir o ouro e a prata que seriam usados para fazer os utensílios e todos os outros objetos necessários em qualquer atividade do serviço, 15 os candelabros de acordo com sua utilidade, 16 cada uma das mesas onde se coloca o pão consagrado, 17 cada garfo, cada bacia e cada jarro. 18 Davi também mostrou a Salomão a quantidade de ouro refinado para o altar de ofertas e o projeto para a carruagem dourada que tinha o anjo com asas estendidas para cobrir a arca da aliança do SENHOR.

19 Davi entregou tudo a Salomão por escrito. Isso foi escrito segundo as instruções que o SENHOR deu a Davi para que entendesse todas e cada uma das especificações e detalhes dos projetos.

20 Davi disse a Salomão:

—Filho, seja forte, atue com firmeza, e mãos à obra! Não tenha medo, porque o SENHOR Deus, meu Deus, estará sempre ao seu lado, nunca abandonará você. Ao contrário, ele ajudará você a completar todo o trabalho que é necessário para o serviço do templo do SENHOR. 21 Aqui estão os turnos dos sacerdotes e levitas para o serviço no templo de Deus. Também tem à sua disposição todos os peritos em qualquer classe de trabalho. Os líderes do povo estarão totalmente prontos para cumprir suas ordens.