Add parallel Print Page Options

As cortinas do tabernáculo

26 E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada. O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida. Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra. E farás laçadas de pano azul na ponta de uma cortina, na extremidade, na juntura; assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura. Cinquenta laçadas farás numa cortina e outras cinquenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão travadas uma com a outra. Farás também cinquenta colchetes de ouro e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.

Farás também cortinas de pelos de cabras por tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a farás. O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas serão de uma medida. E ajuntarás cinco destas cortinas por si e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda. 10 E farás cinquenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinquenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura. 11 Farás também cinquenta colchetes de cobre e meterás os colchetes nas laçadas; e, assim, ajuntarás a tenda para que seja uma. 12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo. 13 E um côvado de um lado e outro côvado de outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.

14 Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro tintas de vermelho e outra coberta de peles de texugo em cima.

As tábuas do tabernáculo

15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de cetim, que estarão levantadas. 16 O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio. 17 Duas coiceiras terá cada tábua, travadas uma com a outra; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo. 18 E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para a banda do meio-dia, ao sul. 19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras. 20 Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para a banda do norte, 21 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua. 22 E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas. 23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados; 24 e por baixo se ajuntarão e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas: ambas serão por tábuas para os dois cantos. 25 Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.

26 Farás também cinco barras de madeira de cetim para as tábuas de um lado do tabernáculo 27 e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambas as bandas, para o ocidente. 28 E a barra do meio estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra. 29 E cobrirás de ouro as tábuas e farás de ouro as suas argolas, para meter por elas as barras; também as barras cobrirás de ouro. 30 Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

O véu do tabernáculo

31 Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. 32 E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro. 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.

34 E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo, 35 e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.

36 Farás também para a porta da tenda uma coberta de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador, 37 e farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.

A Tenda Sagrada

26 —Faça a Tenda Sagrada com dez cortinas. As cortinas deverão ser feitas de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, com querubins bordados nelas, uma obra de arte. Todas as cortinas devem medir doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura. Costure as cortinas em dois grupos de cinco cortinas cada. Utilize os fios de tecido azul para fazer laços ao longo da borda da última cortina de cada grupo. Faça cinquenta laços em cada uma das cortinas no fim de cada grupo. Os laços deverão ser colocados de maneira que cada laço de uma das cortinas corresponda ao laço da outra cortina. Depois faça cinquenta argolas de ouro para unir as duas cortinas pelos laços, e assim a Tenda Sagrada ficará unida.

—Faça também uma tenda de onze cortinas de pelo de cabra para cobrir a Tenda Sagrada. Todas as onze cortinas deverão ser do mesmo tamanho, treze metros e meio de comprimento por dois metros de largura. Costure cinco cortinas para formar um grupo e costure também as outras seis cortinas para formar outro grupo. Dobre em duas a sexta cortina na frente da tenda. 10 Faça também cinquenta laços no fim da última cortina de cada um dos grupos. 11 Faça depois cinquenta argolas de bronze e prenda-as nos laços para que toda a tenda fique unida. 12 Pendure metade da parte que sobrar do comprimento das cortinas na parte de trás da Tenda Sagrada. 13 As cortinas serão quarenta e cinco centímetros mais compridas de cada lado. O que sobrar do comprimento deverá ser pendurado nos dois lados da Tenda Sagrada para que esta fique toda coberta. 14 Faça duas coberturas para a Tenda Sagrada. Uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho e, por cima dela, uma cobertura de peles finas.

15 —Para segurar a Tenda Sagrada, faça armações verticais de madeira de acácia. 16 Cada armação terá quatro metros e meio de altura por setenta centímetros de largura. 17 E cada armação terá dois postes para unir as tábuas umas às outras. Todas as tábuas da Tenda Sagrada deverão ser unidas desta forma. 18 Faça vinte armações e coloque-as no lado sul da Tenda Sagrada. 19 E faça quarenta bases de prata para as armações. Cada armação deverá ser apoiada em duas bases, uma para cada poste. 20 Faça também vinte armações para o lado norte da Tenda Sagrada 21 e quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação. 22 Para a parte de trás da Tenda Sagrada, isto é, do lado oeste, faça seis armações. 23 E faça duas armações para as esquinas, na parte de trás, da Tenda Sagrada. 24 As armações das esquinas ficarão unidas em baixo. Em cima, elas serão unidas por uma argola. Faça o mesmo em ambas as esquinas. 25 Assim haverá oito armações e dezesseis bases; ou seja, duas bases debaixo de cada armação.

26 —Faça também travessas de madeira de acácia: cinco para as armações de um lado da Tenda Sagrada, 27 cinco para as armações do outro lado, e cinco para as armações da parte de trás da Tenda Sagrada, no lado oeste. 28 A travessa central irá de um lado ao outro, a meia altura das armações.

29 —Revista de ouro as armações e faça de ouro as argolas por onde irão passar as travessas que serão também revestidas de ouro. 30 Faça a Tenda Sagrada segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.

31 —Faça uma cortina de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e mande bordar nela querubins. 32 Pendure a cortina com ganchos de ouro em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, e monte as colunas em quatro bases de prata. 33 Pendure a cortina nos ganchos de ouro e guarde a arca da aliança atrás da cortina. A cortina servirá para vocês separarem o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. 34 Coloque a cobertura de purificação sobre a arca da aliança no Lugar Santíssimo.

35 —Coloque a mesa do lado de fora da cortina, no lado norte da Tenda Sagrada e o candelabro no lado sul, em frente da mesa.

36 —Para a entrada da tenda, faça outra cortina. A cortina será bordada e feita de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho. 37 Para essa cortina, faça cinco colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, com ganchos de ouro. Mande fundir cinco bases de bronze para as colunas.