Add parallel Print Page Options

13 O SENHOR disse a Moisés:

—O primeiro filho a nascer das famílias israelitas me pertence e deve ser dedicado a mim. O mesmo acontece com todas as primeiras crias dos seus animais.

E Moisés disse ao povo:

—Este é o dia em que o SENHOR, com grande poder, fez vocês saírem do Egito e os livrou da escravidão. Lembrem-se deste dia e não comam nada com fermento. Hoje, no mês de abib, vocês estão saindo do Egito. E o SENHOR levará vocês para a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus. Essa é a terra que Deus prometeu dar aos seus antepassados, uma terra boa para semear e criar gado. Quando entrarem nessa terra, devem celebrar esta festa no primeiro mês de cada ano. Durante sete dias comerão pão sem fermento e no sétimo dia farão uma festa dedicada ao SENHOR. Durante esses sete dias comerão pão sem fermento. Não deverá haver nada fermentado entre vocês, nem nenhum fermento em todo o seu território. Nesse dia cada um dirá ao seu filho: “Fazemos isto por causa do que o SENHOR fez por mim quando saí do Egito”. Essa festa será como sinal, como se vocês tivessem uma marca na mão ou na testa[a], será para vocês se lembrarem que devem falar da lei do SENHOR, pois o SENHOR tirou vocês do Egito com grande poder. 10 Portanto, celebrem essa festa todos os anos e na mesma data.

11 —O SENHOR vai fazer com que vocês entrem na terra dos cananeus, conforme ele prometeu a vocês e aos seus antepassados. 12 Quando isso acontecer, dediquem-lhe todo o primeiro filho que nascer e também todos os primeiros machos que nascerem dos seus animais, porque os primeiros filhos pertencem ao SENHOR. 13 Cada jumento recém-nascido poderá ser resgatado se, em troca, for sacrificado um cordeiro ou cabrito. Mas se não for resgatado, terão que partir o pescoço dele. Entre os seres humanos, o primeiro filho será sempre resgatado.

14 —No futuro, quando o seu filho perguntar: “Que significa isto?”, você responderá: “Pelo seu grande poder, o SENHOR nos tirou do Egito e nos libertou da escravidão. 15 Quando o faraó foi teimoso e não quis nos libertar, o SENHOR matou todos os primeiros filhos do Egito, tanto os primeiros filhos das pessoas como os dos animais. Essa é a razão pela qual resgatamos os nossos filhos e sacrificamos ao SENHOR as primeiras crias dos nossos animais”. 16 Como um sinal na mão ou na testa, esta cerimônia fará vocês recordarem que o SENHOR nos tirou do Egito com grande poder.

A viagem para fora do Egito

17 Quando o faraó deixou sair os israelitas, Deus não os levou pelo caminho que atravessa a terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, porque pensou: “Se eles forem por ali, vai haver guerra e isso poderá fazê-los mudar de ideia e querer voltar para o Egito”. 18 Então Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito em grupos, como um exército. 19 Moisés levou com ele os ossos de José, porque José tinha feito prometer aos israelitas que assim fizessem. José disse: “Certamente, Deus virá para ajudar vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui”.

20 Partiram de Sucote e acamparam em Etam, onde começa o deserto. 21 Durante o dia, o SENHOR ia na frente deles na forma de uma coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite, o SENHOR ia como uma coluna de fogo, para iluminar o caminho deles. Assim podiam caminhar de dia e de noite. 22 A coluna de nuvem nunca se afastava de diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Footnotes

  1. 13.9 marca (…) testa Talvez se refira às filactérias que os israelitas colocavam nos braços e na testa para se lembrarem da palavra de Deus.